Olá Jovens, padawans, jovens gafanhotos e queridas libélulas! Já faz algum tempo que desejo de realizar este procedimento e disponibilizar um tutorial bem detalhado sobre um assunto muito raro na net, mais raro ainda em português BR. Que é...! Rodar Backups e Homebrews de Nintendo Gamecube direto do nosso velhinho pelo slot "Memorycard" com um mod de memorycard que possui entrada para SDcard, poupando o leitor e evitando os famosos D.R.E (quem já passou muita raiva numa jogatina assim como eu, lá pelos anos 2000, sabe do que estou falando). Método totalmente válido para consoles sem chip de desbloqueio, como XenoGC, qOOB e Viper! Isso mesmo, funciona em console travado! Sintam-se livres para tirar dúvidas e lhes peço que compartilhem os resultados conosco, Enfim... Vou passar todo o pergaminho pra vocês!
Requerimentos:
1. Um Gamecube: EUR, USA, JAPAN;
2. O aparelho pode ser bloqueado ou desbloqueado (lembrando que se for bloqueado, terá que conseguir um CD de Action Replay (Um variante do gameshark, lembram?! rs #nostalgia) original, ou similar, o que é rarríssimo nos dias de hoje, mas se você possui, meus parabéns;
3. Um WiSD Memory Adapter, Gecko/WiiSD ou SD Media Launcher (basicamente ambos são um Memorycard de Gamecube que possui entrada para SDcard. Sim! Eles são feitos para Wii, na verdade foi um dos primeiros desbloqueios que mararam a história dos hacks do console, mas serve para a gente também!;
4. Um SDcard ou microSD com adaptador;
5.Uma mídia virgem (se você tem fullcase=uma shell (carcaça) modificada para mídias de DVD 4.7 GB, ótimo! Se não, use um mini DVD, ou seja carniceiro e abra o seu GC, se não sabe, em breve posto um tutorial ensinando a abrir o aparelho sem chave de fenda!
Informações Inicias
Não consegui encontrar um WiSD Memory Adapter na região onde eu moro, e é algo super defasado, além de a fabricação não ser tão grande a ponto de se encontrar com facilidade no país. Comprei o meu de um vendedor no AliExpress, links de anúncios para comprar logo abaixo:
Se deseja comprar um WiSD Memory Adapter: Clique Aqui Eu comprei o meu por U$ 2,24
Se deseja comprar um disco Action Replay: Clique Aqui
(Lembre-se de pedir e ter certeza que que Disco é para a região do sei console (USA, EUR, JAP); se deseja comprar um WiSD Memory Adapter no eBay: Clique Aqui
Se deseja comprar um MemorycardMOD do SD Media Launcher: Clique Aqui
Se deseja comprar o MemorycardMOD original do Action Replay: Clique Aqui
Vejam algumas imagens do meu quando chegou dos correios
Sobre o Boot: Existem diversas formas de dar o Boot, mas apenas uma de comunicação, via leitor de cartão de memória. As que Vou explicar são via SDBoot e Action Replay.
SDBoot: É um app pen source e baseado em GNU/Linux, você grava-o numa mídia e roda no aparelho, portanto exige um aparelho desbloqueado.
Action Replay: É disco de Cheats e original, criado pelo Mercado alternativo de games, portanto exige um aparelho bloqueado (original).
Recursos oferecidos por este método:
– Rodar aplicativos .DOL direto do SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Rodar arquivos .GCM/.ISO gravado em um SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Suporte a Multi-Game DVD-R (requer Chip Cobra/GCOS)
– Suporte a Multi-Disc Original Disco/SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Capacidade de fazer Backups de discos de games para SD/SDHC/HDD (WIP)
– Region free / Força resolução de Vídeo (480p) (WIP)
– Cheats para qualquer fame (atualizável via SD/SDHC)
*Recursos via HD IDE-EXI exigem uma gambiarra caseira
**Recursos via SD exgem um SDGecko 9Adaptador Memorycard/SD ou uma gambiarra caseira.
Gamecube SD PACK
Versão ANTIGA Download: MEGA / GoogleDrive
Versão ATUAL 2018 Download: GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Gamecube PC PACK
Versão ANTIGA Download: MEGA / GoogleDrive
Versão ATUAL 2018 Download: GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Aplicativo extra: Microsoft .NET 4.5.2 x86 & x64: Necessário para o GCMUtility funcionar, caso você não possua instalado: Download Aqui
Aplicações Inclusas no Pack:
FSTFIX v1.5f [MOD]: é um programa para corrigir/expandir/adequar a Rim do GC, para que não haja perda de qualidade/mídia quando for queimada na mídia. Ele evita o pânico de muita gente, os famoso D.R.E (Disc Read Error) ou em português direto (Erro de Leitura no Disco).
GCMUtility v0.5: É um aplicativo que serve para compactar/converter os jogos de gamecube para .GCM. Neste formato os jogos ficam em seu tamanho original. Geralmente alguns jogos possuem dummy files, arquivos para encher choriça, se o game tiver um tamanho menor que a capacidade total mídia, esses arquivos completam o espaço restante para usar totalmente a capacidade da mídia. Por exemplo, o game Luigi's Mansion USA possui 115 MB, mas a .ISO dele possui 1.36 GB, o tamanho padrão. Com o GCM Utility você terá um arquivo de 115 MB, o que lhe possibilita gravar mais de um game por mídia.
MultiGame ISO Creator v4.0.4F+: É um aplicativo semelhante, porém, ele apenas tem a função de gerar os multi-games. A diferença entre eles, basicamente é o menu de multi-game que eles apresentam rodando no aparelho. Eu particularmente não lembro detalhes visuais, meu GC está com problema no leitor, não posso testar
SDBoot v0.4 Final [2010]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM. O tutorial será feito com ele, pois as fontes que que me baseei para escrever este tutorial utilizam ele como base, contudo, é sempre com utilizar ferramentas mais atualizadas por passarem por novas revisões e melhoria de estabilidade, compatibilidade, etc.
Swiss v0.4 r431 [28.09.2017]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM.
Lista de Compatibilidade de Jogos: Aqui
Passo1. Baixe os PACKS e extraia no PC, coloque seu SDcard/MicroSD (com adaptador) no PC e formate-o com o aplicativo SDformatter no formato FAT16 (ou apenas FAT), qualquer outro sistema de arquivos não surtirá efeito.
Passo 2. Baixe seus games e homebrews (Em breve conteúdo de Gamecube aqui na página) Lembro a vocês que o FSTFIX não é necessário neste método, já que não há motivos para haver D.R.E, pois você não vai usar nenhuma mídia gravada com backups de games. Após ter seu game pronto pra uso, coloque-o na pasta "GCGAMES" Inclusa no PACK. Lembrando que todos os games devem estar nesta pasta, e ela deve estar na raiz do SDcard do MemorycardMod.
O Passo 3. Volte sua atenção para a pasta do Gamecube PC PACK, Instale o programa de gravação de CD/DVD/Bluray, ImgBurn, em seguida o "GCM-ISO Tools v1.2b4" Agora volte sua atenção para a pasta "Discos de Boot" e escolha a imagem de sua preferência pra ser gravada, não importa qual, apenas lembre-se de rodar o Swiss que é o aplicativo mais atual. Copie o arquivo .ISO que preferir para a pasta C:\Program Files\GCUTIL, e execute o GCM-SIO Tools. Veja como configurar na imagem abaixo:
Sobre a gravação... Recomendo recomendo, gravar direto do programa ou pelo ImgBurn depois que ele gerar o arquivo de 1.36GB. Grave em velocidade 1x ou 2x, nas mídias... miniDVD: S-Mac, Elgin, Hontek. DVD-5: Ridata e Hontek. antes de gravar use o GMC ISO Tools, pode ser importante!
Passo 4. Com tudo pronto, boot gravado na mídia, seu SDcard do MemorycardMod com todos os arquivos, vamos para o Gamecube, coloque o SD Original no SLOT B, e o MemorycardMod com o seu SDcard inserido no SLOT A. Dependendo do programa que você escolheu para gravar na mídia a tela será diferente, vou mostrar algumas abaixo:
Se você optou pelo SDBoot, na inicialização ele irá solicitar 2 opções, a 1ª velocidade, utilize a normal que é 16MHz, a 2ª é qual o Slot está o Gecko/WiiSD,selecione o SLOT B e pronto!
Existem as Opções:
BOOT -----> Serve para dar Boot é qualquer arquivo .DOL, .ISO, .GCM e etc.
SD SWAP --> caso tenha mais de um SDGecko ou Cartão SD/MicroSD, com essa opção, você pode trocá-lo sem precisar reiniciar o console
SETTING --> Altera algumas configurações
INSTALL --> "Instala" backups no SD (Cria uma ISO do jogo que esta no drive)
BOOT DISC-> Dá boot do backup que está no drive
INFO ----> Mostra as informações do backup ou aplicativo selecionado, com esta opção dá pra testar se a ISO possui algum erro, por exemplo.
Para começar vá em Settings >> Force Vídeo Mode e coloque NTSC!
Como dito acima cima, para rodar um (.DOL) ou backup de game (.ISO ou .GCM), basta selecioná-lo e usar a opção de BOOT, possivelmente, ele solicitará para você colocar o disco original, basta abrir e fechar a tampa do CD e ser feliz.
Nem todos os jogos são compatíveis, por isso recomendo usar o Swiss como aplicativo padrão para rodar os seus backups.
Com tudo certo, basta sempre executar este esquema dando boot pelo disco, e rodando seus homebrews normalmente e homebrews backups pelo Swiss!
Não me aprofundei muito nisto, pois meu GC está sem leitor, e depois de muito pesquisar, lhes informo que para rodar sem o leitor, vocês precisam ao menos dele para instalar um mod de BIOS paralela, disponibilizarei o EFAL v1.0 e o
GCoS v1.5. O EFAL foi criado por programadores de um antigo fórum Alemão chamado Emuforum. O GCoS é uma abreviação de Gamecube Operating System. Ele fornece recursos completos que um modchip costuma ofrecer, sem a necessidade de um, mas também pode ser flasheado para a BIOS do Videogame. Ambos podem ser utilizados para a mesma finalidade, a escolha é sua.
Tela de boot Efal:
Tela de boot GCoS
Este mod libera uma série recursos assim que o GC incia. Para quem conhece, é algo parecido com a gcos, gcom e ninja Bios.
Basta colocar os arquivos dele no SD do seu MemoryCardMod. Eu não posso detalhar muito sobre o assunto porque informações sobre isso até na gringa são muito raras e escassas. Só poderia lhes oferecer algo concreto e confiável através da minha própria experiência, mas como não é possível, vamos ao próximo passo. Quem puder testar, por favor, não apenas eu, mas o Brasil ficaria agradecido por a sua contribuição.
OBS: Vou Tentar explicar mais ou menos o que fazer para rodar sem Leito, mas deixo claro que não testei, é como é um gamecube, e nada é instalado diretamente na NAND (Memória interna) não há risco de Brick, rs.
PACK GC sem leitor
Download: MEGA / GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Passo 1. Baixe o PACK GC Sem leitor, nele estão todos os aplicativos necessários. Coloque todo o conteúdo do pack na raiz do SDcard do MemoryCardMod, e insira o MemoryCardMod de volta no Gamecube no SLOT A, seu Memorycard original deve estar no SLOT B. dê boot pelo disco do aplicativo swiss que você gravou, ou o boot que você utilizar: Action Replay, SDBoot, SD Media Launcher, etc.
PASSO 2. Na tela do swiss ou do boot de sua preferência, rode ao aplicativo mcbackup.dol, em seguida você verá a tela a seguir. Apesar do inglês o entendimento me parece óbvio. Pressione "X" para restaurar o save a partir do SDcard, save que na verdade é o boot do swiss disfarçado de arquivo de save. feito isso, seu save vai aparecer no menu de dados salvos do memorycard original. Lembrando que você precisa de blocos disponíveis. Esta versão do boot requer 86 blocos.
Pode surgir um erro como o da imagem a seguir, mas tente novamente que vai funcionar, acontece mesmo.
Seu deu tudo certo você verá esta mensagem:
PASSO 3. Feito isso... Desligue o aparelho, coloque o SDcard do MemoryCardMod no PC e apague o arquivo de save, o "boot.gci" que está na pasta "mcbackup" Apague para evitar possíveis conflitos.
Atenção, eu estou sem um Gamecube pra testar, então não há como explicar pra vocês como instalar a EFAL, os arquivos de instalação estão inclusos no PACK, basta rodar como um homebrew .DOL, e certamente haverá uma tela de instalação, feito isso, como tudo certinho... MemorycardMod no SLOT A, Memorycard original no SLOT B, sem disco nenhum no aparelho, e tecnicamente com a EFAL instalada, ligue o aparelho, e entre na tela dos saves do memorycard, navegue entre os saves, e selecione o save que você instalou, não mexa em nada, apenas mova o direcional do joystick deixe em cima por 10 segundos, e volte até a home do GC, a tela vai ficar escura e piscar algumas vezes até o boot rolar.
Vejam na imagem abaixo como vai ficar o arquivo de save dentro memorycard Original:
Pra melhorar a compressão vou mostrar o processo rolando em vídeo, não fui em quem gravou, então não posso dar mais detalhes:
Com tudo certo, basta sempre executar este esquema para dar boot no Swiss sem nenhum CD, tudo direto do MemorycadMod!
Fonte: Canal Princess Megabyte, Nowloaded, thebitdeveloper, wii-iso, racketboy, Gc-forever, forums afterdawn, digiex, canal PairUgamers, reddit
Autor: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
Adaptação e Tradução: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
Requerimentos:
1. Um Gamecube: EUR, USA, JAPAN;
2. O aparelho pode ser bloqueado ou desbloqueado (lembrando que se for bloqueado, terá que conseguir um CD de Action Replay (Um variante do gameshark, lembram?! rs #nostalgia) original, ou similar, o que é rarríssimo nos dias de hoje, mas se você possui, meus parabéns;
3. Um WiSD Memory Adapter, Gecko/WiiSD ou SD Media Launcher (basicamente ambos são um Memorycard de Gamecube que possui entrada para SDcard. Sim! Eles são feitos para Wii, na verdade foi um dos primeiros desbloqueios que mararam a história dos hacks do console, mas serve para a gente também!;
4. Um SDcard ou microSD com adaptador;
5.Uma mídia virgem (se você tem fullcase=uma shell (carcaça) modificada para mídias de DVD 4.7 GB, ótimo! Se não, use um mini DVD, ou seja carniceiro e abra o seu GC, se não sabe, em breve posto um tutorial ensinando a abrir o aparelho sem chave de fenda!
Informações Inicias
Não consegui encontrar um WiSD Memory Adapter na região onde eu moro, e é algo super defasado, além de a fabricação não ser tão grande a ponto de se encontrar com facilidade no país. Comprei o meu de um vendedor no AliExpress, links de anúncios para comprar logo abaixo:
Se deseja comprar um WiSD Memory Adapter: Clique Aqui Eu comprei o meu por U$ 2,24
Se deseja comprar um disco Action Replay: Clique Aqui
(Lembre-se de pedir e ter certeza que que Disco é para a região do sei console (USA, EUR, JAP); se deseja comprar um WiSD Memory Adapter no eBay: Clique Aqui
Se deseja comprar um MemorycardMOD do SD Media Launcher: Clique Aqui
Se deseja comprar o MemorycardMOD original do Action Replay: Clique Aqui
Vejam algumas imagens do meu quando chegou dos correios
Imagens de prdutos semelhantes:
Sobre o Boot: Existem diversas formas de dar o Boot, mas apenas uma de comunicação, via leitor de cartão de memória. As que Vou explicar são via SDBoot e Action Replay.
SDBoot: É um app pen source e baseado em GNU/Linux, você grava-o numa mídia e roda no aparelho, portanto exige um aparelho desbloqueado.
Action Replay: É disco de Cheats e original, criado pelo Mercado alternativo de games, portanto exige um aparelho bloqueado (original).
Recursos oferecidos por este método:
– Rodar aplicativos .DOL direto do SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Rodar arquivos .GCM/.ISO gravado em um SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Suporte a Multi-Game DVD-R (requer Chip Cobra/GCOS)
– Suporte a Multi-Disc Original Disco/SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Capacidade de fazer Backups de discos de games para SD/SDHC/HDD (WIP)
– Region free / Força resolução de Vídeo (480p) (WIP)
– Cheats para qualquer fame (atualizável via SD/SDHC)
*Recursos via HD IDE-EXI exigem uma gambiarra caseira
**Recursos via SD exgem um SDGecko 9Adaptador Memorycard/SD ou uma gambiarra caseira.
MÃOS À OBRA!
Gamecube SD PACK
Versão ANTIGA Download: MEGA / GoogleDrive
Versão ATUAL 2018 Download: GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Gamecube PC PACK
Versão ANTIGA Download: MEGA / GoogleDrive
Versão ATUAL 2018 Download: GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Aplicativo extra: Microsoft .NET 4.5.2 x86 & x64: Necessário para o GCMUtility funcionar, caso você não possua instalado: Download Aqui
Aplicações Inclusas no Pack:
FSTFIX v1.5f [MOD]: é um programa para corrigir/expandir/adequar a Rim do GC, para que não haja perda de qualidade/mídia quando for queimada na mídia. Ele evita o pânico de muita gente, os famoso D.R.E (Disc Read Error) ou em português direto (Erro de Leitura no Disco).
GCMUtility v0.5: É um aplicativo que serve para compactar/converter os jogos de gamecube para .GCM. Neste formato os jogos ficam em seu tamanho original. Geralmente alguns jogos possuem dummy files, arquivos para encher choriça, se o game tiver um tamanho menor que a capacidade total mídia, esses arquivos completam o espaço restante para usar totalmente a capacidade da mídia. Por exemplo, o game Luigi's Mansion USA possui 115 MB, mas a .ISO dele possui 1.36 GB, o tamanho padrão. Com o GCM Utility você terá um arquivo de 115 MB, o que lhe possibilita gravar mais de um game por mídia.
MultiGame ISO Creator v4.0.4F+: É um aplicativo semelhante, porém, ele apenas tem a função de gerar os multi-games. A diferença entre eles, basicamente é o menu de multi-game que eles apresentam rodando no aparelho. Eu particularmente não lembro detalhes visuais, meu GC está com problema no leitor, não posso testar
SDBoot v0.4 Final [2010]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM. O tutorial será feito com ele, pois as fontes que que me baseei para escrever este tutorial utilizam ele como base, contudo, é sempre com utilizar ferramentas mais atualizadas por passarem por novas revisões e melhoria de estabilidade, compatibilidade, etc.
Swiss v0.4 r431 [28.09.2017]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM.
Lista de Compatibilidade de Jogos: Aqui
Passo1. Baixe os PACKS e extraia no PC, coloque seu SDcard/MicroSD (com adaptador) no PC e formate-o com o aplicativo SDformatter no formato FAT16 (ou apenas FAT), qualquer outro sistema de arquivos não surtirá efeito.
Passo 2. Baixe seus games e homebrews (Em breve conteúdo de Gamecube aqui na página) Lembro a vocês que o FSTFIX não é necessário neste método, já que não há motivos para haver D.R.E, pois você não vai usar nenhuma mídia gravada com backups de games. Após ter seu game pronto pra uso, coloque-o na pasta "GCGAMES" Inclusa no PACK. Lembrando que todos os games devem estar nesta pasta, e ela deve estar na raiz do SDcard do MemorycardMod.
O Passo 3. Volte sua atenção para a pasta do Gamecube PC PACK, Instale o programa de gravação de CD/DVD/Bluray, ImgBurn, em seguida o "GCM-ISO Tools v1.2b4" Agora volte sua atenção para a pasta "Discos de Boot" e escolha a imagem de sua preferência pra ser gravada, não importa qual, apenas lembre-se de rodar o Swiss que é o aplicativo mais atual. Copie o arquivo .ISO que preferir para a pasta C:\Program Files\GCUTIL, e execute o GCM-SIO Tools. Veja como configurar na imagem abaixo:
Sobre a gravação... Recomendo recomendo, gravar direto do programa ou pelo ImgBurn depois que ele gerar o arquivo de 1.36GB. Grave em velocidade 1x ou 2x, nas mídias... miniDVD: S-Mac, Elgin, Hontek. DVD-5: Ridata e Hontek. antes de gravar use o GMC ISO Tools, pode ser importante!
Passo 4. Com tudo pronto, boot gravado na mídia, seu SDcard do MemorycardMod com todos os arquivos, vamos para o Gamecube, coloque o SD Original no SLOT B, e o MemorycardMod com o seu SDcard inserido no SLOT A. Dependendo do programa que você escolheu para gravar na mídia a tela será diferente, vou mostrar algumas abaixo:
Existem as Opções:
BOOT -----> Serve para dar Boot é qualquer arquivo .DOL, .ISO, .GCM e etc.
SD SWAP --> caso tenha mais de um SDGecko ou Cartão SD/MicroSD, com essa opção, você pode trocá-lo sem precisar reiniciar o console
SETTING --> Altera algumas configurações
INSTALL --> "Instala" backups no SD (Cria uma ISO do jogo que esta no drive)
BOOT DISC-> Dá boot do backup que está no drive
INFO ----> Mostra as informações do backup ou aplicativo selecionado, com esta opção dá pra testar se a ISO possui algum erro, por exemplo.
Para começar vá em Settings >> Force Vídeo Mode e coloque NTSC!
Como dito acima cima, para rodar um (.DOL) ou backup de game (.ISO ou .GCM), basta selecioná-lo e usar a opção de BOOT, possivelmente, ele solicitará para você colocar o disco original, basta abrir e fechar a tampa do CD e ser feliz.
Nem todos os jogos são compatíveis, por isso recomendo usar o Swiss como aplicativo padrão para rodar os seus backups.
Com tudo certo, basta sempre executar este esquema dando boot pelo disco, e rodando seus homebrews normalmente e homebrews backups pelo Swiss!
TOTALMENTE OPCIONAL
Como rodar tudo sem Disco/Leitor!!!
Não me aprofundei muito nisto, pois meu GC está sem leitor, e depois de muito pesquisar, lhes informo que para rodar sem o leitor, vocês precisam ao menos dele para instalar um mod de BIOS paralela, disponibilizarei o EFAL v1.0 e o
GCoS v1.5. O EFAL foi criado por programadores de um antigo fórum Alemão chamado Emuforum. O GCoS é uma abreviação de Gamecube Operating System. Ele fornece recursos completos que um modchip costuma ofrecer, sem a necessidade de um, mas também pode ser flasheado para a BIOS do Videogame. Ambos podem ser utilizados para a mesma finalidade, a escolha é sua.
Tela de boot Efal:
Tela de boot GCoS
Este mod libera uma série recursos assim que o GC incia. Para quem conhece, é algo parecido com a gcos, gcom e ninja Bios.
Basta colocar os arquivos dele no SD do seu MemoryCardMod. Eu não posso detalhar muito sobre o assunto porque informações sobre isso até na gringa são muito raras e escassas. Só poderia lhes oferecer algo concreto e confiável através da minha própria experiência, mas como não é possível, vamos ao próximo passo. Quem puder testar, por favor, não apenas eu, mas o Brasil ficaria agradecido por a sua contribuição.
OBS: Vou Tentar explicar mais ou menos o que fazer para rodar sem Leito, mas deixo claro que não testei, é como é um gamecube, e nada é instalado diretamente na NAND (Memória interna) não há risco de Brick, rs.
PACK GC sem leitor
Download: MEGA / GoogleDrive / OneDrive / YandexDisk
Password / Senha: 3dsounada
Passo 1. Baixe o PACK GC Sem leitor, nele estão todos os aplicativos necessários. Coloque todo o conteúdo do pack na raiz do SDcard do MemoryCardMod, e insira o MemoryCardMod de volta no Gamecube no SLOT A, seu Memorycard original deve estar no SLOT B. dê boot pelo disco do aplicativo swiss que você gravou, ou o boot que você utilizar: Action Replay, SDBoot, SD Media Launcher, etc.
PASSO 2. Na tela do swiss ou do boot de sua preferência, rode ao aplicativo mcbackup.dol, em seguida você verá a tela a seguir. Apesar do inglês o entendimento me parece óbvio. Pressione "X" para restaurar o save a partir do SDcard, save que na verdade é o boot do swiss disfarçado de arquivo de save. feito isso, seu save vai aparecer no menu de dados salvos do memorycard original. Lembrando que você precisa de blocos disponíveis. Esta versão do boot requer 86 blocos.
Pode surgir um erro como o da imagem a seguir, mas tente novamente que vai funcionar, acontece mesmo.
PASSO 3. Feito isso... Desligue o aparelho, coloque o SDcard do MemoryCardMod no PC e apague o arquivo de save, o "boot.gci" que está na pasta "mcbackup" Apague para evitar possíveis conflitos.
Atenção, eu estou sem um Gamecube pra testar, então não há como explicar pra vocês como instalar a EFAL, os arquivos de instalação estão inclusos no PACK, basta rodar como um homebrew .DOL, e certamente haverá uma tela de instalação, feito isso, como tudo certinho... MemorycardMod no SLOT A, Memorycard original no SLOT B, sem disco nenhum no aparelho, e tecnicamente com a EFAL instalada, ligue o aparelho, e entre na tela dos saves do memorycard, navegue entre os saves, e selecione o save que você instalou, não mexa em nada, apenas mova o direcional do joystick deixe em cima por 10 segundos, e volte até a home do GC, a tela vai ficar escura e piscar algumas vezes até o boot rolar.
Vejam na imagem abaixo como vai ficar o arquivo de save dentro memorycard Original:
Pra melhorar a compressão vou mostrar o processo rolando em vídeo, não fui em quem gravou, então não posso dar mais detalhes:
Com tudo certo, basta sempre executar este esquema para dar boot no Swiss sem nenhum CD, tudo direto do MemorycadMod!
Fonte: Canal Princess Megabyte, Nowloaded, thebitdeveloper, wii-iso, racketboy, Gc-forever, forums afterdawn, digiex, canal PairUgamers, reddit
Autor: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
Adaptação e Tradução: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
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